Os fãs da aviação contam com um amplo leque de museus aeronáuticos espalhados pelo mundo para poder conhecer o objeto de sua paixão.
Em grande parte desses locais é possível conhecer não só a história e exemplares de aeronaves, mas, também, objetos aeroespaciais, como, até mesmo, um ônibus espacial.
Destacamos alguns museus para que os apaixonados por aviões (e helicópteros também!) possam conhecer um pouco mais dessas máquinas.
Alguns contam com exposições virtuais para quem não quiser esperar o fim da pandemia para visitar e aprender sobre a história da aviação.
Museus Aeronáuticos
Musal – Rio de Janeiro (Brasil)
Fundado em 1976 no Campo dos Afonsos, localizado na cidade do Rio de Janeiro, o Musal (Museu Aeroespacial) conta com uma área de mais de 15 mil m² e um acervo de 137 aeronaves, algumas datadas do início do século 20.
No acervo do museu, é possível conhecer réplicas do 14-Bis e Demoiselle (de Santos Dummont), aviões de guerra, como o caça Mirage 2000, e civis, como o Boeing 737-200 – VC-96, que foi usado para o transporte presidencial.
Atualmente, o Musal está fechado, mas disponibiliza experiências virtuais, onde é possível conhecer salas do museu ou “embarcar” nos aviões Demoiselle e 14-Bis, em uma experiência 360°.
Mais informações: https://www2.fab.mil.br/musal

Museu Imperial de Guerra – Duxford (Inglaterra)
Localizado a cerca de 90 km de distância de Londres, o Museu Imperial de Guerra em Duxford contém um dos maiores acervos de aviões da Segunda Guerra Mundial.
Alguns desses exemplares costumam voar com frequência no local até hoje. Um desses modelos é o Spitfire, avião monomotor de caça inglês fabricado entre 1938 e 1948.
O museu oferece uma experiência aos visitantes com uma volta em torno da aeronave por 20 minutos, mostrando sua história e detalhes.
Depois, é possível passar 15 minutos dentro do caça, conhecendo todos os controles e equipamentos do cockpit.
Como está fechado temporariamente em decorrência da pandemia do novo coronavírus, é possível ter uma experiência virtual de observação de caças.
Durante a guerra, um grupo de voluntários observava os céus da Grã-Bretanha em busca de aeronaves inimigas. Hoje, o museu permite reproduzir essa atividade de maneira virtual com um celular.
Mais informações: https://www.iwm.org.uk/visits/iwm-duxford
Museu Nacional do Ar e Espaço – Washington D.C (EUA)
O Museu Nacional do Ar e Espaço, nos EUA, possui duas unidades, localizadas em Washington – DC e em Chantilly (Virginia), e é um dos principais museus do mundo.
Ali, o visitante pode encontrar, além de aviões, outros temas relacionados à exploração espacial. As duas unidades dividem um amplo acervo, e é recomendado consultar o site do museu para escolher qual exposição visitar.
Entre os itens disponíveis para visitação estão um ônibus espacial e os modelos X-15 e SR-71, alguns dos aviões mais rápidos do mundo.
A distância entre um museu e outro é de cerca de 35 quilômetros, possibilitando conhecer os dois em uma mesma viagem.
Mesmo estando fechados durante a pandemia, é possível fazer uma visita virtual e conhecer a cabine de diversos aviões.
Mais informações: https://airandspace.si.edu/
Outros Museus Aeronáuticos
Diversos museus aeroespaciais mundo afora também merecem ser conhecidos (presencialmente ou virtualmente).
Entre eles, destacamos:
- Museu de Aviação da Ucrânia, em Kiev
- Museu de Aviação e Espaço do Canadá, em Ottawa
- Museu do Voo, em Seattle (EUA)
- Museu da Aviação Naval, em São Pedro da Aldeia (Rio de Janeiro)
- Museu da Força Aérea Central da Rússia, em Monino, na capital Moscou
- Museu da EAA, em Oshkosh (Wisconsin, EUA)

Com informações do UOL