Acervo do Museu de Arte da Bahia está no Culture Travel

O Museu de Arte da Bahia é uma das instituições que fazem parte da lista de passeios disponíveis no aplicativo Culture Travel.

Nosso aplicativo, que te leva a espaços e manifestações culturais do Brasil e do mundo, tem diversas opções de lazer e divertimento.

Com essa novidade, pessoas em diferentes locais poderão acessar o acervo virtual e conhecer algumas das 15 mil obras que fazem parte do conjunto do museu, vinculado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) e Secretaria da Cultura da Bahia.

Imagem interna do Museu de Arte da Bahia. Quatro quadros na parede, dois bancos grandes de madeira no chão, um oratório, um abajur, um aparador
Museu de Arte da Bahia (Foto: Mateus Brito)

Exposições do Museu de Arte da Bahia

A princípio, três exposições estão disponíveis:

  • Coleção Lopes Rodrigues, com destaque para as obras destes renomados pintores do século XIX, o pai, João Francisco Lopes Rodrigues e seu filho, Manoel Lopes Rodrigues. Fazem parte da mostra, obras de grande importância, como A República, Dois Véus e Orquestra Ambulante, além de naturezas mortas e paisagens;
  • Coleção O Negro e as Artes Plásticas no MAB, uma reverência ao Novembro Negro, que apresenta ao público, com obras de Carybé e Emanoel Araújo, entre outros.
  • Mostra Vistas e Igrejas de Salvador, que contempla as obras de artistas como Presciliano Silva, Alberto Valença, João Alves, Mendonça Filho, retratando paisagens, igrejas e marinhas, e representam marcas do passado, guardadas hoje neste museu e que evocam a lembrança de alguns aspectos da antiga Cidade do Salvador.

História

O Museu do Estado da Bahia foi criado em 1918, na gestão do Governador Antônio Muniz, como uma seção anexa ao Arquivo Público.

Foi regulamentado em 1920 e 1931 teve seu acervo aberto para visitação pública após sua instalação no Solar Pacífico Pereira, na Praça Dois de Julho (Campo Grande), no terreno onde hoje está o Teatro Castro Alves.

Em 1946 foi transferido para o Solar Góes Calmon, em Nazaré, sede atual da Academia de Letras da Bahia, e sob adireção do artista plástico Emanoel Araújo, em novembro de 1982, foi instalado na sua nova sede, no Corredor da Vitória, onde se encontra até os dias atuais.

Museu de Arte da Bahia. Uma espécie de sala com uma estátua, dois quadros na parede, um grande lustre, uma mesa de centro com uma tigela de cerâmica em cima. Quatro grandes janelas brancas com cortinas de renda.
Museu de Arte da Bahia (Foto: Mateus Brito)

Quer visitar o Museu de Arte da Bahia e muitos outros lugares tão incríveis quanto esse? Baixe o aplicativo Culture Travel e embarque nessa viagem!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: