Como fazer visitas virtuais a museus?

Os museus virtuais tem como grande objetivo preservar e divulgar a memória das instituições na internet.

Com o uso das tecnologias digitais, os museus podem não apenas promover o acesso à memória cultural, mas também proporcionar momentos de lazer, entretenimento e porque não dizer, de conhecimento.

Os museus virtuais:

  • Tem a função de comunicar e analisar, pois é um lugar privilegiado de experiências sensoriais.
  • Podem ser tão ou mais eficaz quanto os museus físicos, mas não os substituiem, sendo assim, uma nova perspectiva de interação.
  • São uma espécie de um museu imaginário porque ao mesmo tempo que trabalham com a reprodução, priorizam o uso da imagem como referência.
  • São uma nova concepção do mesmo patrimônio, apresentada de forma virtual.
Seis crianças de diversas etnias em volta de uma mesa. Uma delas está usando um óculos de realidade virtual, numa visita a um museu durante a aula.
Visitar museus através de aplicativos e realidade virtual pode ser um bom modo de inserir arte na vida dos alunos

Vale ressaltar que o processo é muito enriquecedor, pois o público acaba tendo duas abordagens diferentes de um mesmo local: uma é a presencial e a outra a remota.

Uma das vantagens de conhecer os museus virtualmente, é que a interação com o público se faz de forma dinâmica, mostrando que não é necessário estar fisicamente em um local, para consumir aquilo que ele tem de melhor.

Como conhecer obras de arte sem sair de casa?

Diversas instituições do Brasil e de outros países estão com exposições virtuais abertas.

As visitas podem ser feitas através de sites e também por meio de aplicativos para celulares Android e iPhone (iOS), como é o caso do Culture Travel.

O projeto Culture Travel permite visualizar dezenas de museus do Brasil em 360º, permitindo ao visitante conhecer acervos e descobrir lugares que talvez antes, por falta de tempo, distância ou dinheiro, não era possível.

No nosso site, você vai encontrar alguns dos museus que estão disponíveis para visitar online, como o Museu de Arte Sacra de São José Del Rei (Rio de Janeiro), Museu Nacional do Mar (Santa Catarina), Museu Casa Guimarães Rosa (Minas Gerais), Pinacoteca (São Paulo), além de alguns museus de outros países.

O público pode fazer um tour por espaços famosos do mundo, como o Louvre, na França, o MoMA (Museu de Arte Moderna de Nova York) e o Museu Nacional de História Natural de Washington, nos EUA.

Em alguns deles, é possível fazer uma imersão através de Realidade Virtual, permitindo que nosso visitante visualize as imagens das obras em 360º e 3D.

Ficou curioso?

Baixe nosso aplicativo e faça hoje mesmo um passeio pelo seu museu favorito!

Uma grande galeria com diversos quadros expostos em pilares com uma boa distância entre eles, onde é possível caminhar pelas obras. Esse passeio pode ser feito fisicamente ou pela internet, através dos museus virtuais.
Galerias de arte podem ser visitadas de forma virtual

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: